APRESENTAÇÃO DO TERCEIRO RELATÓRIO MUNDIAL DO BANCOS DE TEMPO 2023 - EM PORTUGUÊS

Hoje publicamos e divulgamos o TERCEIRO RELATÓRIO MUNDIAL DO BANCOS DE TEMPO em português desenvolvido pela nossa associação, graças também à revisão da nossa querida colega Teresa Maria Branco que nos ajudou por mais um ano, com um novo formato e com os mesmos parâmetros que avançamos na sua apresentação no dia 22 de março, por ocasião da comemoração do Dia Internacional dos Bancos de Tempo. Referíamos então que todo o peso do relatório recairia sobre a apresentação de um MAPA MUNDIAL DOS BANCOS DE TEMPO, elaborado com a ajuda de plataformas amigas e com o esforço e trabalho voluntário dos membros da nossa associação, mapa que também apresentamos hoje e que consideramos pode ser uma valiosa ferramenta não só para divulgar na média a atividade dos mais de 1000 Bancos de Tempo ativos em todo o mundo, mas também para fornecer informações a quem quiser nos conhecer e assim poder abordar e participe do Banco de Tempo que estiver mais próximo.

O que vamos encontrar neste terceiro relatório? Diferentes artigos sobre diferentes temas de interesse dos Bancos de Tempo e da opinião pública em geral, esperando e desejando que no próximo relatório em 2024 outros Bancos do Tempo possam colaborar, com as suas boas práticas e sinergias com outras instituições ou experiências com redes semelhantes.

Um exemplo é o caso das moedas locais, também presentes em todo o mundo, já que somos também a moeda social e local mais difundida atualmente no mundo. Também vale a pena mencionar aqueles artigos sobre diferentes países e suas redes de Bancos de Tempo, neste caso estamos falando sobre a rede de Bancos de Tempo na China e a solução que eles propõem para um assunto de grande importância e que já é mundial, que é o envelhecimento da população e a necessidade de cuidados aos idosos. Também não esquecemos a importância dos governos municipais com o exemplo do Banco do Tempo municipal de Sant Cugat, nem nossa atividade internacional na definição de novos usos do tempo através da Barcelona Time Use Initiative; Há ainda a presença de Bancos de Tempo únicos como o CAPABILITY TB, um projeto internacional de Banco de Tempo apoiado por fundos europeus e dirigido especialmente a pessoas com deficiência.

Em breve queremos apresentar este relatório em outros idiomas, com a ajuda desta maravilhosa rede de mais de 1000 Bancos de Tempo ao redor do mundo, com a mesma filosofia e o mesmo propósito.




Comentarios

Entradas populares